domingo, 21 de outubro de 2012

Jogo da Taça de Portugal: Marítimo - Oliveirense

É difícil avaliar um jogo pelo que se ouve (Rádio - Antena 1 Madeira) e lê (Facebook oficial do clube e Marítimo Madeira ao Mundo). Porém, sabemos que o jogo foi de serviços mínimos, a pensar claramente nos próximos jogos que se seguem: Bordéus, Braga, Bordéus, Porto, que como todos sabemos, não serão jogos fáceis.
Jogámos então com muitos jogadores suplentes (10 jogadores diferentes do habitual, apenas mantendo o David Simão e, mais tarde e já na segunda parte, Rafael Miranda e [Craque] Danilo Dias).
Quero sobretudo dizer que seria injusto dizer que Oliveirense jogou mal, antes pelo contrário. Uma equipa com garra, coragem, lutadora... em suma, digna, que fez de tudo para não ser eliminada. Alguns jogadores deram nas vistas, como Cadete, o número sete, que é mesmo "bom de bola".
Entramos minimamente bem, na nossa opinião o elo mais fraco foi sem dúvida a defesa. Aos 22 minutos tivemos a felicidade de marcar um golo, através de canto, executado por David Simão para o golo de Rodrigo António.
Apesar de estarmos a vencer por 1-0, demos motivos e oportunidade para o Oliveirense acreditar.
Logo após o intervalo a primeira substituição: saiu o apagado Gonçalo Abreu que não esteve num jogo bom, para a magnífica entrada de quem? DANILO DIAS! Que entrou decidido, motivado a fazer um bom jogo.
Depois a segunda substituição que considero a menos conseguida, saída de Ytalo e entrada de Ibrahim, aos 63 minutos.
A terceira foi a tentativa de segurar e dar um “patrão” ao jogo, saída de Rodrigo António para a entrada do Rafael Miranda, aos 75 minutos.
Infelizmente, aos 79 minutos Oliveirense empata, provando que valia a pena acreditar.
Até aos 90 minutos nada de novo, até porque o que interessava ao Marítimo era marcar, mas ao Oliveirense era defender e segurar o empate.
Seguiu-se o prolongamento e tivemos a sorte de marcar, numa jogada algo confusa, da esquerda, de Adilson e Ibrahim, que fez o cruzamento para Olim marcar com o pé esquerdo.
No segundo tempo do prolongamento David Simão fez uma falta útil e necessária, ao derrubar Cadete (só podia) que ia isolado para a baliza. Com essa falta o segundo amarelo, que vale expulsão e por isso falha o encontro com o Braga.

Analise de jogadores:
·         Welligton: um guarda-redes que assume segurança e confiança. É a prova que na baliza temos soluções e que temos “Senhores Guarda-Redes” por alguns anos, a bom nível.
·         Defesa no geral: não gostei. João Diogo não faz esquecer o nosso capitão Briguel, de todo; Igor Rossi não esteve nos seus dias; Márcio Rozário muito agressivo, cheguei a temer alguma entrada para vermelho directo, precisa sobretudo de calma; Olim não esteve bem na defesa como por vezes está, mas sai premiado com um golo;
·         Semedo: tenham atenção, ele veio para reforçar e reforçou bem a nossa equipa. Fez apenas dois jogos, teve a infelicidade de se lesionar logo no seu primeiro jogo contra o Rio Ave, mas tenho a certeza que tem qualidade e pode ser um jogador chave na nossa equipa. E uma nota relevante: esteve no meio campo (posição habitual) e depois recuou para central, rendendo assim ao Marítimo uma enorme melhoria na defesa. Tenho as maiores esperanças nele. Um dos melhores de hoje.
·         Rodrigo António: finalmente acertou na baliza, imagino a sua satisfação, mas exibição mais apagada do que é o normal, mas espero que a autoestima esteja em alta;
·         Gonçalo Abreu: mal ouvi o nome dele no jogo, foi jogo não. O que me faz ter certezas que o Gonçalo é de jogos: jogos bons, jogos maus. Por vezes entra muito bem, surpreende, outras mal, desilude. É por isso instável, inseguro, inconstante.
·         Ytalo: teve jogadas boas (nomeadamente com o Danilo Dias : de salientar que foram muitíssimo boa combinação), sabe ter a bola, sabe passar, tem olhos postos na baliza, um bom remate, quer em força quer em colocação. Infelizmente não marcou e não teve nos seus melhores jogos, mas Ytalo é certamente jogador para ficar (de salientar também o pouco ritmo competitivo que leva e que certamente precisa).
·         Adilson: o jogador que conhecemos, com garra, iniciativa, um dos melhores em campo, e tem vindo a convencer. Porém penso que se por vezes trocasse de lugar com o Ytalo renderia mais (ou seja, não assumir a posição, mas combinarem trocar de posições, para surpreender).
·         David Simão: é o seu tipo de jogo, mais lento, pousado, até a alguma boa abertura, esteve muitíssimo bem. Teve uma expulsão, na segunda parte do prolongamento mas não restaram dúvidas de ser a chamada “falta útil” pois Cadete (só podia ser ele) seguia isolado para a baliza. Um dos melhores em campo.
·         Danilo Dias: a sua entrada foi ouro para o Marítimo que subiu bastante de ritmo, chegando a mudar o jogo. Arrancou logo uma falta quando entrou. Claramente uma exibição sim do Danilo. Teve boas jogadas com o Ytalo e boas combinações. Infelizmente sentiu a substituição do Ytalo e esteve algo apagado. Não deixa de ser um dos melhores em campo.
·         Ibrahim: apagado do jogo, jogo não. Não consigo escrever mais do que isto.
·         Rafael Miranda: um patrão autentico, mudou o jogo quando entrou e se assumiu como patrão, colocando na “ordem” algumas questões. Esteve bem, como nos habitua.

Jogo impróprio para cardíacos e amantes do clube a 100%!
O importante é a vitória e celebrar a passagem, porque queremos o JAMOR!


Marta Santos




3 comentários:

  1. O Ibrahim fez uma assistência e ainda teve um golo anulado por fora de jogo. Não concordo que isso seja estar apagado do jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No prolongamento teve atitude... e desde que encontrou, fez o quê?

      Eliminar
  2. Sempre Maritimo concordo com o Marco Nunes. Teve um golo fora de jogo, uma assistência num lance confuso. Esteve apagado desde que entrou, mas no prolongamento teve atitude, poucos minutos comparativamente aos que fez.

    Marta Santos

    ResponderEliminar